5 Comentários

Me lembro te ter ido ao circo algumas vezes quando moleque,e sempre tinham esse ar de coisa decadente.

Expand full comment
author

Acho que todos os circos, tirando esses meio goumets, que são montados dentro de shoppings, têm esse ar decadente.

Expand full comment

Excelente texto, caro Kovacs. Me lembro do circo do Tatuapé e pedia para meu pai me levar. Meu pai, sujeito que odiava circos, nunca me levou e me proibia de ir com meus tios. Uns anos atrás, perguntei o motivo, ele disse que circos despertavam nele tristeza, ele disse "Eu não queria ficar vendo toda aquela gente triste. Porque eu sabia que eram todos tristes e cresci os achando desolados, famintos. Sinto pena, sinto pena. Fui uma vez só quando tinha 13 anos e nunca vi tanta tristeza." Meu pai tinha se desdobrado para conseguir um ingresso e parece que os palhaços não o convenceu muito de sua alegria.

Bem. Eu moro na Penha, não sei se o circo está lá ainda, mas não vou. Meu pai me convenceu (Mutarelli no Diomedes ajudou a reforçar a visão). Não consigo olhar para os circos sem sentir tristeza.

Expand full comment
author

Você vive no que é um dos marcos do meu mundo. Estou longe, mas sinto uma nostalgia besta da Zona Leste. Os circos que montavam no Tatuapé (ou no Belém) eram um espetáculo aos olhos. Eu fui convencido com o tempo: nunca mais meti os pés num circo.

Muito obrigado, amigo e conterrâneo.

Expand full comment

Caro Kovács, também já fui a circos e me arrependo de todas as vezes (duas). É uma coisa deprimente, de fio a pavio. Um ótimo lugar para não ir.

Expand full comment